Menor desperdício de recursos
Por último, nosso terceiro objetivo mais importante na Gestão de SST no eSocial é minimizar o desperdício de recursos durante o processo de envio das informações. Esses recursos podem incluir tempo (devido a retrabalhos ou softwares ineficientes), movimentos desnecessários, estresse, entre outros.
Como profissional de SST, é essencial que você trabalhe para ajudar as empresas a implementarem processos eficientes. Cada empresa possui uma realidade única, portanto, é necessário adaptar os melhores processos para atender a essa realidade. Nesse sentido, a automação de tarefas é sempre uma opção para alcançar processos mais eficientes. Mais uma vez, os softwares serão essenciais, especialmente quando há possibilidade de integração.
Em alguns cenários possíveis, a Gestão de SST no eSocial envolverá a participação de empresas contábeis, consultorias de SST e a própria empresa. A comunicação clara e efetiva entre os envolvidos é fundamental para o sucesso dos processos. Como mencionado, a implementação dos eventos de SST exigirá uma qualificação adequada para a área de SST. Os profissionais de SST precisarão compreender gestão, gerenciamento, normas e ferramentas que permitam o cumprimento dos objetivos da Gestão de SST no eSocial.